Blog da disciplina de Identidade Sonora das Marcas, prof. Ana Erthal, ESPM RJ
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Abercrombie and Fitch - The Time
A associação da marca Abercrombie and Fitch ao hit do grupo " Black Eyed Peas" - The Time, seria adequada e positiva em todos os aspectos, uma vez que, além da batida forte, moderna e inigualável (características também da marca) e a positiva imagem que o grupo possuí na geração atual, os trechos da música ("esse é meu estilo"; " estou tendo o melhor momento da minha vida;" " graças a você estou me divertindo muito" e ainda "eu nunca me senti assim antes'') ainda vão de acordo com a proposta da marca.
O marketing da Abercrombie vai muito além do que vender roupas. A estratégia utilizada é a de fazer com que o indivíduo sinta que no mundo da Abercrombie, tudo é perfeito, todos os movimentos são planejados para elevar o visitante a um estado de completa euforia e satisfação, sentimentos presentes na letra da música. Além das campanhas da marca que sempre mostram modelos de corpos simplesmente perfeitos e extremamente felizes, a loja da Abercrombie é a própria viagem na irrealidade cotidiana, utilizando de todos os métodos, desde o cheiro da loja, para passar a sensação de que lá dentro nada pode te por para baixo. A principal loja da marca, localizada na 5ª Avenida expressa fielmente o posicionamento da marca. O lugar é estratégicamente planejado para que, assim como na letra da música, não seja exista "tempo ruim", para que o momento em que o consumidor estiver la dentro, tudo ser exatamente como ele sempre sonhou. Lá dentro, todo mundo é lindo, bem vestido e perfumado. Os vendedores são todos modelos que estão sempre sorrindo, dançando e dando a você atenção exclusiva e extremamente simpática. O ambiente é bonito, a música e a luz são especialmente desenhadas para levarem você e todo mundo que está ali a um estado de êxtase – por estarem fazendo parte daquele mundo, por estarem vivendo aquela experiência - "O momento da sua vida."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Beatriz, a rellexão foi boa. Mas tem uma coisinha. Essa música é muito velha, geralmente associada ao filme Dirty Dance... Será que tem a ver com os valores da marca, mesmo numa nova versão?
ResponderExcluirOi professora, também tinha pensando nessa possibilidade mas acho que não é tão relevante assim para o público alvo da Abercrombie. Além da letra da música expressar muito os valores da marca como escrevi no post, a nova versão contem batidas e trechos diferentes da versão original,extremamente modernos e originais. Mais importante ainda, virou um hit com ótimas posições (12° posição da Billboard Hot 100, na 3° posição da Billboard Digital Songs e na 1° posição na European Hot 100. No Brasil ficou por semanas como a "Mais Pedida" da rádio Jovem Pan). De acordo com esses dados acho que pra geração mais jovem ( foco da abercrombie ) a música esteja mais ligada ao grupo no momento, e assim ao que ele representa.(inovação, estilo,tecnologia e sucesso)( 29 milhões de álbuns vendidos e 41 milhões de singles)
ResponderExcluirbom essa foi minha visão, mas entendi seu ponto de vista.
beijooos!