The Legend of Zelda é uma série de jogos da Nintendo criada em 1986. Desde sua existência, mais de 15 versões do gme já form desenvolvidas, para os mais diferentes consoles da Nintendo.
É um game do gênero ação/aventura que é jogado no modo single player, com uma mistura de RPG. Sua jogabilidde envolve tramas, desafios, quebra-cabeças, duelos e uma história bem fantsiosa por trás. Voltado para crianças e alguns jovens, o game basicamente conta a história de um guerreiro (Link) que tenta salvar seu reino, a princesa (Zelda) e um símbolo sagrado deixado pelos deuses (a Triforce, que se tornou símbolo do game) em um contexto que nos remete a mitologia nórdica - florestas, cavernas, castelos, guerreiros e magos.
Todos já devem ter jogado ou pelo menos ouvido falar deste game que faz parte da história da Nintendo, assim como outros clássicos como Mário e Donkey Kong. Além de sua complexidade disfarçada em um jogo fantasioso, suave e altamente viciante de jogar, Zelda foi um dos games que marcou minha infância e por isso optei por escolhê-lo nesta análise.
Todos estes elementos de mitologia, florestas, carvernas, aventura, viagens, ação e fantasia podem ser percebidos nas músicas que compõe o game. Algumas mais animadas para situações mais agitadas, outras mais calmas contendo sons de natureza e flautas. Independente do estilo, as músicas sempre fazem o jogador se sentir dentro do game, pois estimulam diretamente seu entusiasmo e concentração.
Segue abaixo um vídeo com as top 10 músicas do game The Legend of Zelda, onde claramente torna-se possível observar esta análise dos diferentes tipos de músicas utilizados, mas sempre remetendo a um mesmo conceito central, que é a história do jogo.
Muito bom, Gunther, podia apenas ter detalhado mais as sonoridades.
ResponderExcluirProfessora, não consegui editar minha postagem com a correção e o detalhamento das sonoridades, pois o IDSONORA não aparece na minha lista de blogs. Sendo assim, estou colocando abaixo as modificações que eu havia feito no parágrafo referente às sonoridades. Detalhei mais os sons como você sugeriu. Segue abaixo as correções:
ResponderExcluir"Os elementos de natureza (florestas e cavernas), fantasia (mitologia, realeza e plebeus, castelos, magia, elfos e monstros), ação (duelos, espadas e bombas) e aventura (viagens a cavalo e de barco) estão em perfeita harmonia com as músicas que compõe o game, de acordo com cada momento do jogo.
Em momentos mais agitados, como em fases mais difíceis e desafiadoras, as músicas acompanham a tensão da fase e são mais animadas, estimulantes e, algumas vezes, geram um certo suspense ao jogador (apesar de não possuir elementos que remetam a violência e agressividade, devido ao público-alvo do game que são em sua maioria crianças).
Por outro lado, nas situações em que o personagem está viajando, passando por florestas ou conhecendo povos "do bem", as músicas são mais calmas e/ou festivas, procuram estimular sensações de tranquilidade e felicidade e possuem sons sintéticos de natureza, flautas, harpas, pianos, instrumentos de corda, cornetas e tambores, além de sons de instrumentos fictícios que seriam típicos da cultura dos povos do game.
Apesar de sintéticas, podemos dizer que as músicas lembram, inclusive, trilhas sonoras de filmes de guerreiros e idade média, onde existiam cavaleiros que percorriam longas distâncias em seu cavalo e de barco, além de povos que moravam no meio das florestas, viviam de agricultura e sempre faziam festas a noite, com fogueiras e diversão.
Independente do estilo, as músicas compõe a atmosfera do jogo e possuem em sua essência o objetivo de salvar o reino e a princesa. O jogador se sente dentro do game, completamente envolvido, como se ele estivesse no papel do personagem principal. Neste contexto, a trilha sonora estimula diretamente seu entusiasmo, sua concentração e seus sentimentos de raiva e felicidade."
Obrigado. Beijos, Gunther Vallis