O público-alvo desse jogo é obviamente infantil, entretanto sei que muitos jovens também se divertem com ele. O jogo consiste em posicionar suas plantinhas de maneira que ataquem os zumbis que invadem seu jardim. Todas as plantinhas possuem rostos e são super simpáticas, enquanto os zumbis são verdes e estão literalmente caindo aos pedaços. Esse jogo possui obviamente sua versão de aplicativo para celulares. O link para jogar a versão online segue abaixo.
O que me chamou atenção nesse jogo foi ter encontrado uma série de vídeos no youtube onde a compositora da trilha sonora do jogo, Laura Shigihara, toca no seu piano as melodias. A trilha do jogo possui um ritmo que se inicia calmo e acelera à medida que a dificuldade se desenrola. Também é possível notar um tom baixo, o que quero dizer é que não é uma música alegrinha demais. A trilha possui uma sequência de notas que a caracteriza que está presente em vários momentos na maioria das musicas. Nos níveis iniciais as músicas são bem calmas, como a música Grasswalk. Existem músicas que transmitem a ideia de aceleradas, que são para níveis mais difíceis, como a música Dr. Zomboss, que facilitam a imersão do jogador e prendem sua atenção.
De fato, posso dizer que quando se está jogando é quase impossível de perceber a trilha sonora como algo distinto do jogo. A trilha compõe a atmosfera do jogo, ajudando o jogador a entrar no universo apresentado por aquele jogo. Sendo o público-alvo crianças, duvido muito que estes percebam a importância da música dentro do jogo, e penso que ao ouvirem a música fora do contexto do jogo levem um tempo para decifrar do que se trata, mas saberão que aquilo lhes é familiar.
O jogo possui uma música promocional que não toca dentro do jogo chamada Zombies On Your Lawn. No jogo as músicas são somente melodia, sem letras cantadas. A música promocional tem um embalo bem pop e a cantora tem um timbre bem infantil confirmando o posicionamento do jogo. O interessante é ter encontrado várias pessoas que reproduziram essa música e outras que aproveitaram para reproduzir o jogo na vida real como nos vídeos abaixo. Uma coisa para ter sucesso precisa ser capaz de sair do mundo virtual e tornar-se parte da cultura das pessoas. Parece que esse jogo cumpriu com suas obrigações.
Bárbaro! Parabéns!
ResponderExcluir